Abrir

Sobre a itasa

Nossa História

Constituída em julho de 1996 com o objetivo de construir e explorar a Usina Hidrelétrica Itá, a ITASA - Itá Energética S.A. é uma sociedade anônima de capital fechado que tem como acionistas a Cia Siderúrgica Nacional - CSN, a ENGIE Brasil Energia e a Companhia de Cimento Itambé. A concessão compartilhada da UHE Itá é outorgada pela União Federal, por intermédio da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.

Empresa

A ITASA é uma sociedade anônima de capital fechado. Suas acionistas controladoras são a ENGIE Brasil Energia e a Cia. Siderúrgica Nacional - CSN, com 48,75% de participação cada uma, e a Companhia de Cimento Itambé, com 2,50% de participação no capital social.
No organograma a seguir, é possível visualizar a estrutura de controle da UHE Itá. Ele mostra o total de energia assegurada da Usina (EA, em MW médios), a participação da ITASA no percentual do Consórcio Itá - junto com a ENGIE Brasil Energia - e na energia assegurada da Usina, em MW médios (MW méd).

Contrato de concessão
A UHE Itá opera segundo o Contrato de Concessão da Aneel nº 003/95, expedido em 21 de dezembro de 1995, com vigência até 16 de outubro de 2030, e primeiro termo aditivo de 31 de julho de 2000, que estabelece que a energia elétrica produzida seja comercializada e utilizada pelas concessionárias de acordo com o regime de Produção Independente, na proporção e de acordo com o Contrato de Constituição do Consórcio e respectivos Aditivos Contratuais, observada a legislação aplicável.

Modelo de negócio
O modelo do negócio da ITASA parte do aproveitamento hidrelétrico do rio Uruguai, por meio de barragem construída para essa finalidade. A energia elétrica gerada pela UHE Itá, via sua conexão ao Sistema Nacional Interligado (SIN), é controlada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A venda da energia produzida pela UHE Itá é efetuada por meio de contratos baseados em sua energia assegurada (ou capacidade física) às controladoras: ENGIE Brasil Energia, Cia Siderúrgica Nacional - CSN e a Companhia de Cimento Itambé. A ENGIE Brasil Energia comercializa sua participação para distribuidoras de energia (Mercado Regulado) e empresas do Mercado Livre. Já a Cia Siderúrgica Nacional - CSN e a Cimento Itambé utilizam suas participações como autoprodutores em suas atividades industriais.

Missão
Gerar energia, de modo sustentável, para o desenvolvimento do Brasil.

Visão
Ser reconhecida como uma Companhia de excelência no setor elétrico brasileiro, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus processos produtivos.

Valores
Comprometimento, transparência e integridade na gestão dos negócios; crescimento sustentável; respeito ao meio ambiente; trabalho em equipe; respeito ao regime de concorrência e às regras da livre concorrência como instrumento valioso para o aprimoramento dos meios de produção, de prestação de serviços e de maior satisfação dos consumidores; respeito à liberdade de iniciativa como um instrumento relevante para o desenvolvimento econômico, social e cultural do país; respeito à importância do Estado como agente direto, normativo e fiscalizador da atividade econômica e da livre iniciativa, na forma da Lei.

Nossos Valores

Comprometimento, transparência e integridade na gestão dos negócios.